SELECÇÃO A FEMININA PERDE FRENTE À BÉLGICA

A Seleção Nacional A Feminina, perdeu perante a Bélgica por 0-1, com o golo solitário a ser apontado ao inicio da 2.ª parte. Joana Marchão foi preterida das 18 escalonadas para o jogo, neste primeiro encontro de qualificação para o Mundial de França2019.


Portugal-Bélgica


A Seleção Nacional A de Futebol Feminino recebeu em Penafiel na passada Terça-Feira a Seleção da Bélgica e saiu derrotada do confronto por 0-1 com o golo solitário a ser apontado aos 48' por De Caigny, que saltou ao primeiro poste liberta de marcação e enviar a bola para o fundo da desamparada Patricia Morais.

A Seleção de Portugal e o seu Treinador teimam em adaptar jogadoras às posições de laterais, enquanto que no banco estão atletas que têm o seu percurso, nos seus clubes nessa posição, ficando a perder quem joga adaptada, pois o seu rendimento é melhor à frente e perde a seleção que não explora quem realmente tem a sua vocação como lateral de raiz, dando exemplo de Ana Borges, uma extremo veloz adaptada a defesa direito e Dolores Silva, adaptada a defesa esquerdo, quando nos clubes onde jogou e joga é uma ala direito ou esquerdo, ficando no banco e de fora, laterais de vocação, como Matilde Fidalgo e Joana Marchão preterida das 18 eleitas para o jogo.

Portugal-Bélgica


Quanto ao jogo a Seleção Belga foi sempre mais forte e mais perigosa nas investidas à baliza de Patricia Morais. Portugal apenas quando Ana Borges subia no terreno e pela direita conseguia chegar com algum perigo à área da Bélgica. 

Nas substituições operadas Jéssica Silva esteve sem inspiração, enrolando-se muito com a bola e não dando seguimento a jogadas com algum perigo iniciadas pela adaptada lateral direito, Andreia Norton conseguiu chegar com a bola mais à área adversária, mas sem ligação, Diana Silva também esteve uns furos abaixo, talvez por também estar fora do seu habitat. 

Na primeira metade a Bélgica teve duas soberanas oportunidades por Julie Biesmans aos 26' e por  Laura Deneve aos 40'. 

Na segunda parte logo aos 48' após a marcação de um canto da esquerda, a Atleta Belga De Caigny, ao primeiro poste e sem marcação atirou de cabeça para o fundo da baliza fazendo o 0-1 para a Bélgica.

Portugal-Bélgica


Até final houve jogadas de perigo para ambos os lados, mas as mesmas não causaram perigo para qualquer uma das balizas. Boa exibição da Portuguesa Tatiana Pinto que lutou muito a meio-campo, mas estava muito desamparada.


Dados do Jogo:

Qualificação para o Campeonato do Mundo França 2019
1.ª jornada do Grupo 6
Estádio Municipal 25 de abril em Penafiel, com 4136 pessoas a assitirem

Árbitro: Anastasia Pustovoitova (Rússia)
Árbitros assistentes: Ekaterina Kurochkina e Sabina Valieva (Rússia)
Quarto árbitro: Ana Teixeira (Portugal)


Portugal: 
Patrícia Morais (Gr), Ana Borges, Carole Costa, Raquel Infante e Dolores Silva (cap.), Tatiana Pinto (Laura Luís, 86'), Fátima Pinto, Vanessa Marques e Diana Silva, Carolina Mendes (Andreia Norton, 69') e Ana Leite (Jéssica Silva, 59').

Suplentes não utilizadas: Rute Costa, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Mélissa Antunes.

Treinador: Francisco Neto

Golos: nada a assinalar

Disciplina: Cartão amarelo a Ana Borges (76')

Bélgica:
Justien Odeurs (Gr), Davina Philtjens, Tine De Caigny, Elke Van Gorp (Yana Daniels, 68') e Tessa Wullaert, Aline Zeler (cap.), Janice Cayman, Davinia Vanmechelen (Jana Coryn, 44'), Laura Deneve, Julie Biesmans e Laura Deloose.

Suplentes: Diede Lemey, Maud Coutereels, Lenie Onzia, Charlotte Tison, Lola Wajnblum.

Treinador: Ives Serneels

Golos: De Caigny (48')

Disciplina: Cartão amarelo a Daniels (75').

Resultado: 0-0 (intervalo) 0-1 (Final).



Nesta fase de qualificação do grupo 6 zona europeia de apuramento para o Mundial de França 2019, Portugal defrontará a Itália, a Moldávia, a Roménia, além da Bélgica.

O Próximo confronto será no dia 24 de Novembro pelas 18:00 horas no Estádio do Bonfim em Setúbal frente à Moldávia.


Paulo Delfino Cruz


Comentários