FPF anuncia alargamento na principal Liga de Futebol Feminino em Portugal para 20 equipas

Pjcruz-ANF 18:30''
A FPF, Federação Portuguesa de Futebol, anunciou esta Quarta-feira dia 06 de Maio, a preparação da próxima época desportiva 2020/2021 no principal campeonato em Portugal de Futebol Feminino, a Liga BPI e na qual vão participar 20 equipas, divididas por duas zonas.

Foto: DR
Dando continuidade ao programa de apoio aos 12 clubes da Liga BPI iniciado a época passada, com vista ao crescimento e sustentabilidade em melhores recursos humanos nas equipas femininas e no seguimento dos esforços desenvolvidos nos últimos 5 anos para manter e aumentar o número de praticantes, o nível de competitividade e por sua vez a das selecções nacionais portuguesas, a direcção da FPF decidiu aumentar o número de equipas a participar no principal escalão, que passarão na época 2020/2021 a ser de 20 equipas, que na fase inicial serão dividas por duas zonas de 10 cada.

Devido ao surto pandémico que assola o nosso país, e em todo o mundo, é de esperar que o progresso do Futebol Feminino adquirido nos últimos anos, onde existem cerca de 11 mil jogadoras de Futebol e Futsal, possa sofrer uma quebra, o que seria um retrocesso no esforço pelo desenvolvimento das modalidades.

Nesse sentido decidiu a direcção da FPF, alargar a Liga Feminina BPI para 20 clubes, onde ficarão as 12 equipas que participaram na última época na competição, mais as 8 equipas vencedoras das séries do Campeonato Nacional da 2,ª divisão.

Espera-se com esta acção que, o apoio às jogadoras portuguesas seja o dobro, com muitas destas activas em Selecções, nos diversos escalões.

Na época 2021/2022, a principal liga de futebol feminino em Portugal, contará com 16 equipas.

Na próxima época 2020/2021, numa primeira fase a Liga contará com a participação das enunciadas 20 equipas dividas por 2 zonas, a Norte e a Sul.





Após esta fase, as 4 primeiras classificadas de cada zona, vão disputar a fase de apuramento da equipa campeã.

As restantes 12, disputam a fase de manutenção, onde 6 ficarão no principal escalão e as restantes descem ao 2.º escalão, de onde subiram apenas 2 equipas, para ficarem as 16 na época seguinte.



Na época 2021/2022, as 16 equipas serão dividas por duas zonas com oito equipas em cada uma.

Pode consultar a noticia completa em: Plano relançamento Futebol Feminino

Foto ANF/Sara Cruz


Fonte: FPF.PT
--
--

Comentários

  1. Lélio Sim-Sim Mais um favor a alguns. O Covid 19 não pode servir de desculpa para tudo.É uma canalhice e talvez leve muitos clubes a desistir da aposta no Futebol Feminino. As regras eram umas e todas as equipas da 2ª divisão nacional jogaram com elas...praticamente se sabia quem eram as mais fortes e essas subiam.Tudo claro e sem jogos de bastidores.Agora vamos trocar isto tudo. Nem a famosa 3ª divisão a FPF vai ter e a 2ª vai ser fraquinha.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Daremos resposta à sua questão dentro de breves instantes
Obrigado pela visita.