Portugal falha apuramento direto para Europeu Feminino após sofrer um golo no último minuto frente à Finlândia | Frente à Escócia só a vitória interessa

A Seleção Nacional A de Futebol Feminino falha o apuramento direto para o Europeu após sofrer um golo praticamente na última jogada da partida, num jogo de grande luta e entrega por parte das Portuguesas, com a congénere da Finlândia a garantir desde já o passaporte para a fase final da competição. A Abrantina Joana Marchão foi titular durante todo o encontro, com uma exibição de bom nível.

Finlândia 1-0 Portugal | Em destaque Andreia Norton e Joana Marchão | Foto: FPF

A Seleção Nacional Feminina A perdeu, esta sexta-feira, diante da Finlândia, em jogo a contar para a penúltima jornada do Grupo E de qualificação para o Europeu. Com uma excelente exibição por parte das atletas lusas, um golo de Linda Sällström nos minutos finais acabou por trair as aspirações lusas de apuramento direto. Foi a primeira derrota de Portugal na fase de qualificação.

A Finlândia passa, assim, a destacar-se na liderança do Grupo E, com 19 pontos, e garante o apuramento direto para o Campeonato da Europa de Inglaterra, que avançou um ano no calendário devido à Covid-19, estando previsto para o verão de 2022.

Já Portugal ocupa a segunda posição, com os mesmos 16 pontos que tinha antes do embate em Helsínquia, vendo-se agora na contingência de disputar um play-off em abril, para garantir a segunda presença consecutiva no Europeu. É que, para se qualificar diretamente na última jornada, a equipa de Francisco Neto teria de vencer a Escócia, na terça-feira, por um mínimo de nove golos.

Portuguesas mais fortes na primeira parte 

As internacionais portuguesas iniciaram bem o jogo, debaixo de uma temperatura de seis graus. Tiveram mais posse de bola e criaram as melhores oportunidades desta fase. No melhor lance de perigo criado pela Seleção Nacional, Diana Silva disparou ao lado, após um passe excelente de Andreia Norton. 

foto: fpf


No segundo tempo, as nórdicas subiram mais vezes e conseguiram ameaçar de bola parada. Foi após um canto que Kuikka criou perigo e obrigou a guarda-redes Patrícia Morais a aplicar-se com uma defesa vistosa.

Com as substituições operadas por Francisco Neto, Portugal voltou a exibir-se com autoridade e qualidade, e Jéssica Silva quase forçou um autogolo de Koivisto aos 74 minutos. O golo de Linda Sällström aconteceu numa altura em que nada fazia prever a festa finlandesa. A avançada nórdica, que marcou frente a Portugal também no arranque da fase de apuramento, rematou em arco à entrada da área já em tempo de compensação, dando o bilhete do Europeu à sua equipa.

FICHA DE JOGO: 
Jogo de Qualificação para o EURO Feminino Inglaterra 2022
Bolt Arena, em Helsínquia

Árbitra: Kateryna Monzul  AA: Maryna Sriletska e Svitlana Grushko (Ucrânia)
4.ª Árbitro: Anastasiya Romanyuk (Ucrânia)

Finlândia 1 (0)
Korpel (Cap), Hyrynen, Westerlund, Kuikka, Koivisto, Alanen, Summanen, Engman, Franssi, Ölling (Rantanen, 80') e Linda Sällström. 

Suplentes: Myllyoja, Tamminen, Pikkujämsä, Auvinen, Athisen, Juliette Kempi, Nora Heroum, Danielsson, Kaisa Collin, Lina Salmi e Jutta Rantala.

Treinador: Anna Signeul
Golos: 1-0 Linda Sällström (90'+3)
Disciplina: Amarelos - Summanen (48'), Koivisto (69')

Portugal 0 (0)
Patrícia Morais, Joana Marchão, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes (Jéssica Silva, 68'), Dolores Silva, Andreia Norton (Fátima Pinto, 80'), Tatiana Pinto, Ana Borges, Cláudia Neto (Cap) e Diana Silva.

Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Diana Gomes, Catarina Amado, Andreia Jacinto, Vanessa Marques, Carolina Mendes, Ana Capeta e Kika Nazareth.

Treinador: Francisco Neto
Golos: 
Disciplina: Amarelos - Diana Silva (43')

PJCruz ANF-MAF
Fonte e Fotos: FPF

Comentários