Portugal perde primeiro jogo frente à Rússia (0-1) do play-off de acesso EURO 2021 de Inglaterra

A Seleção Nacional de Portugal, perdeu a primeira partida do play-off de acesso ao Euro 2021 a disputar no verão de 2022 em Inglaterra, ao perder esta Sexta-feira no Estádio do Restelo frente à Rússia por 0-1 com golo de Nelli Korovkina aos 51' de jogo. A segunda mão disputa-se em Moscovo na próxima terça-feira.


Foto: FPF/Diogo Pinto

Portugal entrou a perder na primeira mão do play-off , em jogo disputado esta sexta-feira, no Estádio do Restelo, por 0-1, frente à Rússia, comprometendo a passagem à fase final do EURO 2021 a disputar no verão de 2022 em Inglaterra. Resta agora conseguir dar uma boa resposta no jogo da segunda mão, que disputa na próxima Terça-feira em Moscovo.

A seleção nacional, comprometeu a passagem à fase final do Euro, após perder no seu reduto por 0-1 frente à congénere da Rússia com um golo apontado aos 51' por intermédio de Nelli Korovkina, acreditando numa jogada que inicialmente parecia controlada pela guarda-redes portuguesa, Patrícia Morais, mas que acabou com a bola ao fundo da baliza.

A seleção nacional apresentou-se a jogo, sem duas jogadoras importantes, potencialmente titulares, Diana e Jéssica Silva, jogando na baliza com Patrícia Morais, suplente no seu clube, mas com voto de confiança do selecionador, com Ana Borges, a lateral direito, esta que rende sempre mais, em outras zonas do terreno e Carolina Mendes na frente do ataque.

Logo aos 4 minutos de jogo, a seleção portuguesa, conquistou um livre frontal, bem perto da área da Rússia, sendo o mesmo batido por Cláudia Neto, mas que acabou por sair por cima da barra da baliza de Tódua.

Na resposta aos 16', Smirnova rematou para a defesa de Patrícia Morais, aparecendo sozinha no meio das centrais portuguesas.

Aos 25' numa jogada de insistência de Portugal, a bola sobrou já perto da área para Tatiana Pinto, que num remate em chapéu, quase surpreendeu a guarda-redes russa, que evitou o golo português, enviando a bola por cima da barra.

Ainda antes do intervalo, aos 43', Joana Marchão faz um excelente cruzamento da esquerda para o coração da área, com Carolina Mendes a não conseguir desviar para o fundo da baliza russa.

Foto: FPF/Diogo Pinto

Na segunda parte, o jogo começou divido entre os dois meios-campos, mas num lance aos 51' após um cruzamento da direita, com a bola a chegar bem perto da baliza portuguesa, Patrícia Morais, toca na bola, pensando que a mesma tinha saído para fora, mas a mesma vai parar a Nelli Korovkina que de cabeça não perdoa e fez 0-1 para a seleção russa.

A equipa de Portugal tentou ir em busca do golo do empate, com muita posse de bola, havendo um lance que Carolina Mendes conseguiu cabecear já perto da baliza mas a bola acabou por sair ao lado, revelando que a posse não conseguiu criar maior perigo para as russas, e acabou por serem estas aos 78' que quase conseguem dilatar a vantagem com um remate dentro da pequena área por intermédio de Marina Federova, cortada in extremis por Ana Borges, salvando a formação lusa-

Até final, ainda foi reforçado o ataque com as entradas de Ana Capeta e Telma Encarnação, cabendo à madeirense uma jogada de perigo pela direita, mas a mesma desequilibra-se na altura do remate, com a bola a sobrar para a avançada do Sporting ainda a rematar mas a guarda-redes russa Tódua a garantir a vitória da seleção Russa, ficando em vantagem na eliminatória e jogando agora no seu reduto.

A destacar mais uma internacionalização da Abrantina, Joana Marchão, atuando durante todo o encontro, numa boa exibição, a conseguir desinibir-se mais na segunda metade, auxiliando nos lances de ataque da formação lusa, inclusive a aparecer em zonas bem avançadas do terreno, não havendo extremos de raiz na conjuntura apresentada pela seleção, terão de ser as laterais a dar mais apoio ao ataque, sendo a sua posição salvaguarda pelas médios defensivas ou pelas centrais portuguesas.

Não pensamos que tenha sido um mau jogo, mas não foram aproveitadas, algumas oportunidades que foram surgindo, e em jogos deste nível, não se pode perder as mesmas, mas mantendo o nível exibicional e ter mais crenças nas ações ofensivas, as Portuguesas poderão ar a volta a esta eliminatória, mesmo sendo no terreno do adversária, e para começar baste e tem de se fazer um golo cedo em Moscovo, na próxima terça-feira dia 13 de Abril pelas 15:00 Horas, com o jogo a ser transmitido no canal 11 da televisão por cabo.


Ficha de Jogo
Play-off Europa 2022 Inglaterra
Estádio do Restelo, Lisboa

PORTUGAL 0-1 RÚSSIA (0-0 ao intervalo)

Árbitra: Esther Staubil (Suíça) A.A.: Susanne Küng (Suiça) e Francesa Di Monte (Itália)
4.ª árbitra: Michèlle Schmölzer (Suíça)

Portugal: 0 (0)

Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Ana Dias, 82'), Andreia Norton (Andreia Jacinto, 82'), Cláudia Neto (Cap), Carolina Mendes (Ana Caeta, 59') e Kika Nazareth (Telma Encarnação, 77').

Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Catarina Amado, Diana Gomes, Mariana Azevedo, Alicia Correia, Fátima Pinto.

Selecionador: Francisco Neto
Golos: -
Disciplina: - 

Rússia: 1 (0)

Tódua, Mashokova, Belomyttseva, Kozhnikova (Cap), Adbudlina, Samoulova, Kozlova, Fedorova, Smirnova (Kuropatkina, 90'+4), Pantyukhina (Yana Sheina, 62'), Nelli Korovkina.

Suplentes não utilizadas: Shcherbak, Yulia Grichenko, Alekseeva Myagkova, Nedezhda Ilyinykh, Galay, Olesya Kurochkina, Morina, Chernomyrdina, Yakupova.

Selecionador: Yuri Krasnozhan

Golos: 0-1 Korovkina (51') 
Disciplina: A: Nelli Kovkina (38'); Fedorova (60'), Smirnova (71')


PJCruz ANF-MAF

Comentários