ESTADOS UNIDOS E HOLANDA DISPUTAM A FINAL DO MUNDIAL FEMININO 2019 EM FRANÇA

Holanda Defronta Estados Unidos na Final 2019 | Foto: DR

Já são conhecidas as equipas finalistas do Mundial FIFA 2019 que se está a disputar em França, são as equipas campeã europeia a Holanda e a equipa campeã do Mundo, os Estados Unidos.

A campeã europeia Holanda vai defrontar a campeã mundial Estados Unidos na final de Domingo dia 7 de Julho pelas 16:00 Horas, em Lyon, o jogo será transmitido na RTP2.

Os Estados Unidos já têm adversário para a final de domingo em Lyon dia 7 de Julho pelas 16:00 Horas, é a Holanda, que venceu nesta quarta-feira a Suécia por 1-0, com um golo já no prolongamento, após empate a zero no tempo regulamentar.

Já no prolongamento a Holanda marcou aos 9 minutos por, Jackie Groenen, não mais mexendo o marcador até ao fim. A Seleção laranja vai assim à final, contra todos os prognósticos, após se ter qualificado para este Campeonato do Mundo através da repescagem, sendo a sua segunda participação após no Canadá 2015 ter ficado nos oitavos-de-final.

É a atual campeã da Europa, isso sim, e eliminou a Suécia nas quartas de final desse torneio, disputado em 2017. Nos últimos quatro anos, teve um crescimento espetacular. Ninguém no início do torneio apostava na Holanda como finalista. O time conseguiu depois de superar Suécia, Itália e Japão e depois de vencer todas as partidas da fase de grupos. Não sem críticas, ao menos na imprensa holandesa, pelo seu futebol. Descuidado na defesa, com boa pegada, mas sem nada de criação.

O fato de sermos campeãs da Europa nos deu visibilidade e aqui estamos experimentando o que é ter o foco no nosso jogo”, se defendeu Sarina Wiegman, a técnica holandesa, na entrevista coletiva antes da semifinal. Reconheceu que tinham sentido a pressão e que não puderam jogar com comodidade. Tampouco o fizeram esta quarta-feira contra a Suécia, que teve as rédeas do jogo. Um encontro travado, com muitas faltas, muitas paradas e pouca lucidez nas duas áreas. As protagonistas foram as goleiras.

“Com relação à Eurocopa, a diferença, obviamente, é grande. Os torcedores esperam que sejamos campeãs do mundo”, concordou Miedema, a atacante ambidestra do Arsenal e líder do ataque holandês, apesar de ter apenas 22 anos. Esse papel é respaldado pelos 61 gols marcados em 80 partidas pela seleção. Desafiar os Estados Unidos — seleção tricampeã do mundo — parece uma missão impossível, ainda mais com um dia a menos de descanso e uma prorrogação nas pernas. Mas a Holanda quer tentar. Não tem nada a perder


As vencedoras da edições anteriores do Mundial FIFA foras as seguintes:


2015 - Estados Unidos 5-2 Japão; Vancouver, Canadá
2011 - Japão 2-2 Estados Unidos (ap, 3-1 gp); Frankfurt, Alemanha
2007 - Alemanha 2-0 Brasil; Xangai, China
2003 - Alemanha 2-1 Suécia (ap, golo de ouro); Carson, Estados Unidos
1999 - Estados Unidos 0-0 China (ap, 5-4 gp); Pasadena, Estados Unidos
1995 - Noruega 2-0 Alemanha; Estocolmo, Suécia
1991 - Estados Unidos 2-1 Noruega; Guangzhou, China

Comentários