Estivemos à conversa com a Internacional Portuguesa Joana Marchão a um dia do arranque oficial da Liga Feminina BPI 2020/2021

Pjcruz-ANF 20:30''
É já este fim de semana que regressa o Campeonato principal de Futebol Feminino em Portugal, a Liga BPI. Depois de uma paragem forçada devido à pandemia que assola todo o mundo, regressa a competição e os jogos a doer. No arranque desta nova época atípica estivemos à conversa com a internacional Portuguesa, Joana Marchão.

Joana Marchão/SCP

Regressa este Domingo a competição para o principal escalão do futebol feminino em Portugal, com o inicio da Liga BPI.

Após o fim abrupto da época finda, devido à crise pandémica, com a paragem de todos os campeonatos em Março, regressa agora a competição oficial com os jogos a terem inicio no próximo Domingo dia 27 de Setembro.

Para nos contar um pouco do sabor desta nova temporada, o blog, esteve à conversa, com a Internacional Portuguesa, Joana Marchão, atleta que vai continuar a representar o Sporting Clube Portugal.



AFF: Após esta paragem devido á pandemia que todos atravessamos, o que sentiste ao voltar a jogar futebol?
 

JM: Voltar a jogar futebol foi bom. A ansiedade de voltar aos treinos já era muita, no entanto estava receosa com a situação atual em que o mundo se encontra.

AFF: O que esperas da próxima época futebolística?

JM: Os objetivos são iguais em todas as épocas. Vencer todos os jogos.


Joana Marchão, de 23 anos de idade, é natural do concelho de Abrantes e representa desde 2016, o Sporting Clube Portugal, onde já venceu 2 campeonatos, 2 Taça de Portugal em duas épocas consecutivas, e 1 Supertaça. Este é, o quarto clube que representa, tentado passado pelo Atlético Ouriense, onde venceu mais 2 campeonatos. Iniciou o seu percurso no Abrantes e Benfica, com uma passagem pelo União de Tomar.


Vídeo Portugal em direto


Foi no Atlético Ouriense que jogou as suas primeiras partidas na Liga dos Campeões, onde chegou á fase de grupos. No atual clube, a equipa não conseguiu ultrapassar as pré-eliminatórias.

Ao todo no campeonato já fez 18 golos, 16 pelo Sporting e 2 pelo CA Ouriense. Está a 3 jogos de completar o jogo 100 no campeonato principal de futebol feminino em Portugal.


Vídeo Sporting TV

À entrada para a quinta temporada no Sporting, de certo que, tal como o objetivo do clube, será o de vencer todos os jogos e recuperar o titulo perdido à 2 temporadas. Perguntamos a Joana, qual a sua ideia para a temporada que se avizinha,



 AFF: Quais os objetivos a atingir?

JM: Como em todas as outras épocas, espero que esta seja repleta de sucessos, e que consiga atingir tanto os objetivos pessoais como os de equipa

AFF: Está o clube que representas a apostar no futebol feminino? 

JM: A formação tem sido uma grande aposta dentro do clube.




Joana Marchão iniciou o seu percurso futebolístico com apenas 8 anos de idade, quando entrou nas equipas de Futebol 7 do Abrantes e Benfica, junto com os rapazes, de benjamins. Com 13 anos de idade fez o seu primeiro jogo oficial no escalão de seniores pelo União de Tomar.

Já conquistou 4 campeonatos nacionais (2 SCP e 2 CAO), 3 Taças de Portugal (2 SCP e 1 CAO) e 1 Supertaça (SCP).



AFF: Qual a tua referência do futebol feminino? 

JM: São muitas as jogadoras que admiro, mas se tivesse de escolher uma seria a Ali Krieger, atual jogadora do Orlando Pride.

AFF: Diz-nos incentivos para a prática do futebol feminino?

JM: Como qualquer outro desporto, o maior incentivo é gostar do que se faz.







Joana Marchão é internacional A por Portugal já por 7 vezes, tendo participado na recente deslocação aos Estados Unidos, onde jogou um dos dois jogos, da consagração da seleção campeã mundial em terras do tio Sam.

Pelo escalão SUB-19 fez 26 jogos, tendo apontado 3 golos pela seleção das Quinas.

Comentários