Portugal vence Chipre por 1-0 e ascende ao 2.º lugar do grupo E de apuramento para o EURO2022 Feminino

A seleção Feminina de Portugal acabou de vencer por 1-0 a congénere do Chipre, e com este resultado subiu ao 2.º lugar, do Grupo de apuramento para o Euro2022 que está agendado para o verão em Inglaterra. A equipa de quinas, fica a 3 pontos da seleção da Finlândia que ocupa o 1.º lugar, mas com mais 1 jogo disputado. A Abrantina, Joana Marchão, foi titular neste jogo, atuando durante todo o encontro e fez a sua 8.ª internacionalização pela Seleção A de Portugal

Portugal 1-0 Chipre | Foto: FPF

No segundo jogo de qualificação para o Europeu que está agendado para o Ano 2022 em Inglaterra, frente ao Chipre, Portugal venceu por 1-0, dispondo de várias oportunidades durante o encontro com bolas ao ferro e várias defesas da guarda-redes Cipriota, o golo da vitória foi alcançado através de um autogolo de Chara Charalambous desviando a bola para o fundo da própria baliza após um cruzamento de Cláudia Neto para o interior da área.

O onze inicial de onze, no Coimbra da Mota no Estoril, Francisco Neto promoveu a titulares, Joana Marchão, Tatiana Pinto, Andreia Jacinto e Telma Encarnação, em detrimento de Alicia Correia, Andreia Norton, Andreia Faria e Mélissa Gomes.

Joana Marchão em ação ofensiva frente ao Chipre

O domínio no jogo esteve sempre do lado da formação portuguesa, com a bola a teimar em não entrar, inclusive, foram duas bolas aos ferros, aos 15' por remate de Cláudia Neto e aos 45' num remate de fora da área de Andreia Jacinto.

Na segunda parte, foi mais do mesmo, a destacar um livre marcado por Dolores Silva perto do limite da área com a bola a sair por cima, após corte da defensiva do Chipre e um remate de longe por parte de Joana Marchão que saiu muito alto.

O golo da vitória portuguesa, surgiu ao minuto 61 num autogolo, após um cruzamento de Cláudia Neto pela direita para o interior da área e Chara Charalambous a enganar toda a gente, num desvio para a sua própria baliza.

Portugal 1-0 Chipre | Foto: FPF

Até final, a seleção das quinas, ainda tentou ampliar a vantagem, mas ora a numerosa defensiva cipriota, e a menos inspiração das jogadores lusas no remate certeiro à baliza adversária, fez com que o resultado não mais alterasse até final.
Valeu o resultado e mais estes 3 pontos somados, que era o objetivo final, que fez com Portugal suba ao 2.º lugar da classificação com 10 pontos, a 3 da Finlândia que ocupa a 1.ª posição, mas com mais um jogo disputado.
O próximo jogo em Novembro, frente à Escócia, será de alguma importância nas contas finais, para apuramento para o Euro, pois é a seleção que está imediatamente a seguir na tabela classificativa com 9 pontos a apenas 1 ponto de Portugal.
No final do jogo, Joana Marchão na flash interview do Canal11, teceu os seguintes comentários ao jogo:

Canal11: Numa breve análise ao jogo, quais as ilações tiradas neste jogo;
Joana Marchão: O Chipre estudou o nosso jogo lá. Fizemos o nosso trabalho e cumprimos o nosso objetivo. Duas vitórias em dois jogos. Vamos trabalhar para o próximo;
Cana11: Desacerto na finalização;
Joana Marchão: Há sempre coisas que podemos melhorar e é isso que vamos fazer;
Canal11: E o regresso à titularidade;
Joana Marchão: Estou aqui para ajudar o grupo e ser mais uma a fazer o nosso trabalho.

Joana Marchão Portugal 1- Chipre

Os dados relativos ao jogo deste final de tarde, dia 27 de Outubro foram os seguintes:

EURO Feminino Inglaterra 2022
Jogo de qualificação Grupo E
Estádio António Coimbra da Mota - Estoril

Árbitra: Henrikke Nervik  A.A.: Monica Lokkeberg e Elisabeth Thoresen (Noruega)
4.ª Árbitra: Ingvild Langnes (Noruega)

Portugal: 1 (0)

Patrícia Morais (Gr), Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 81'), Dolores Silva, Andreia Jacinto (Andreia Norton, 66'), Cláudia Neto (Cap) (Andreia Faria, 81'), Telma Encarnação (Mélissa Gomes, 65') e Diana Silva.
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Ana Capeta, Ana Leite, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo e Diana Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-0 Charalambous na p.b. (61 minutos)
Disciplina: Amarelos - 

Chipre: 0 (0)
Eleni Ttakka (Gr), Chara Charalmbous, Eleni Giannou (Chaliou, 83'), Antri Violari (Adamou, 74'), Christiana Solomou (Cap), Stavriana Antoniou, Sara Papadopoulo, Elena Aristodimou, Filippa Savva, Krystyna Freda, Efthalia Siakalli.
Suplentes não utilizadas: Maria Matthaiou, Constantina Kouzali, Ivana Taneva, Victoria Zampa, Georgia Xenofontos, Georgia Antoniou, Loucretia Chrysostomou, Kyriaki Vasiliou, Marilena Georgiou.
Treinador: Angelos Tsolakis
Golos: -
Disciplina: Amarelos - Giannou (3'); Efthalia Siakalli (18'); Savva (69'); Chaliou (90'+2)

Pjcruz-ANF/MAF
Dados e Fotos: fpf.pt

Comentários