FUTEBOL FEMININO | Portugal mantêm-se no topo do Grupo E ao bater a Albânia por 1-0 e ficou com um pé na qualificação para o EURO22 em Inglaterra

A Seleção A Portuguesa de Futebol Feminino venceu esta Terça-feira a congénere da Albânia por 1-0 e mantêm-se no topo da classificação do Grupo E, a par da Finlândia que tem melhor diferença de golos. O golo foi marcado por Ana Capeta, que põe Portugal com um pé no EURO 2022 que se irá disputar em Inglaterra.


Portugal 1-0 Albânia | Foto: André Sanano/FPF

Portugal, tem garantido pelo menos o 2.º lugar do Grupo E, após a vitória ao inicio desta noite de Terça-feira por 1-0 frente á seleção Albanesa, após a Escócia ter perdido frente á Finlândia por 1-0, esta que lidera o grupo, com os mesmos pontos da Seleção Portuguesa.

Lidera o Grupo E a Finlândia com 16 pontos, os mesmos que Portugal alcançou, com o resultado de hoje, mas as Finlandesas levam melhor performance na diferença de golos marcados e sofridos. A Escócia com a derrota de hoje ficou arredada de marcar presença no EURO2022 que se vai disputar na vizinha Inglaterra.

Apuram-se diretamente para a fase final, os vencedores de cada grupo, mais as 4 melhores, segundos classificados. Os restantes segundos irão disputar um play-off em data a definir.

Já estão certas na fase final do Euro2022 as seleções de Bélgica, Dinamarca, França, Islândia, Holanda [campeã em título], Noruega, Suécia e a anfitriã Inglaterra. E com presença confirmada nos play-offs estão a Irlanda do Norte, a Rússia e a Ucrânia.

No segundo lugar, e ainda na corrida ao primeiro, estão, além de Portugal, as equipas de Finlândia, Polónia e Espanha, para as portuguesas falta disputar dois jogos frente á Finlândia e á Escócia, jogos que se disputam em Fevereiro de 2021.

A seleção de Portugal entrou no jogo de hoje com algumas alterações, no ataque com a entrada de Carolina Mendes no lugar de Diana Silva e com Ana Capeta no lugar de Fátima Pinto.

Joana Marchão | Portugal | FPF

Portugal na primeira parte teve algumas jogadas de perigo, cabeça de Carole, Remate de Ana Capeta e nova cabeçada de Mónica Mendes, mas sem real perigo para a baliza Albanesa, que pôs sempre em sentido a defesa Portuguesa, rubricando alguma jogas de perigo, mas sempre bem defendidas pela armada lusa, não surpreendeu quem viu o jogo pelo CANAL 11, que o resultado ao intervalo chegasse ao nulo.

Na segunda parte, a Albânia entrou novamente melhor no jogo criando algumas jogadas de perigo para a defesa lusa, que contou novamente com a Abrantina, Joana Marchão a titular durante todo o encontro e somando assim a sua 10.ª internacionalização pela Seleção A Feminina.

Portugal 1-0 Albânia | Foto FPF

O golo de Portugal chegou ao minuto 57, por intermédio de Ana Capeta, que de cabeça correspondeu em pleno ao excelente cruzamento de Diana Silva, do lado direito da armada lusa.

Até final, pouco mais jogadas de perigo houve das duas partes, com as defesas a superiorizarem-se ás atacantes das duas partes, mas a vitória de Portugal não foi fácil pois as Albanesas puseram sempre em sentido a defensiva Lusa.

No final contou o resultado, com mais três pontos para Portugal, e sendo um passo importante rumo á qualificação para o Europeu de Inglaterra, adiado de 2021 para o verão de 2022.

FPF

FICHA DE JOGO:
Jogo de Qualificação para o EURO 2022 Inglaterra
Jogo 6 de 8
Estádio do Restelo (Lisboa)

Árbitra: Olga Zadinová A.A: Lucie Ratajová e Nikol Sanfrakvá (Rep. Checa)
4.ª Árbitro: Jana Adámkva (Rep.Checa)

Portugal: 1 (0)

Patrícia Morais, Joana Marchão, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Mónica Mendes, Cláudia Neto - Cap (Andreia Norton, 77'), Dolores Silva, Tatiana Pinto, Ana Borges, Carolina Mendes (Diana Silva, 48'), Ana Capeta (Mélissa Gomes, 77').

Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Kika Nazareth, Fátima Pinto, Vanessa Marques, Diana Gomes, Andreia Faria, Francisca Cardoso.

Treinador: Francisco Neto

Golos: 1-0 Ana Capeta (57')

Disciplina: Amarelos - Dolores Silva (69'); Ana Borges (90'+1)

Albânia: 0 (0)

Rexhepi, Gjini, Alma Hila, Albina Rrahami - Cap., Maliqi, Levenaj (Maksuti, 81'), Curraj (Jashari, 81') Endrina Elezaj, Megi Doci, Bajramj, Hamidi (Krasniqi, 54'). 

Suplentes não utilizadas: Antigona Hyska, Dajana Dizdari, Anna Memija, Mikaela Metalla.

Treinador: Armir Grima

Golos: -

Disciplina: Amarelos - Maliqi (70')


Joana Marchão | Joana MArchão FPF



PJCruz ANF/MAF
Fontes e fotos: FPF

Comentários