Sporting e Famalicão acabam primeira fase sem perder qualquer ponto | Torreense e Estoril ainda sonham com disputa pela fase de apuramento de campeão

Futebol Feminino | Nos jogos da 9.ª jornada da Série Sul da Liga BPI, o Sporting foi á Madeira vencer o Marítimo por 1-2. Já o Benfica venceu o Futebol Benfica por 3-0, com os golos a aparecerem na segunda parte. Na Série Norte o Famalicão foi ao terreno do Gil Vicente vencer por 1-3, igual resultado obteve o Braga na deslocação a Fiães. Nesta zona, Clubes Albergaria e Condeixa seguem para a fase apuramento de campeão, já na Sul Marítimo segue em frente, Torreense e Estoril disputam a última vaga.

Sporting CP 1.º Série Sul | Foto: SCP

Disputaram-se esta manhã os jogos referentes á 9.ª e última jornada da primeira fase da Liga BPI de futebol feminino, em novo formato e em circunstâncias pandémicas afluentes a todos os quadrantes.
Na série Norte já ficou tudo decidido, o Famalicão e o Braga já tinham o passaporte garantido para a fase final, a estas equipas juntaram-se esta manhã, o Clube Albergaria e o Clube Condeixa.
Já série Sul, Sporting e Benfica já estavam com o bilhete garantido, hoje juntou-se a equipa do Marítimo, estando o outro lugar em disputa entre o Torreense e o Estoril, devido ao adiamento do jogo da equipa da linha, frente ao Damaiense em uma semana.

A destacar os percursos imaculados, até agora, de Famalicão e Sporting, que venceram as respetivas séries sem conhecer o sabor da derrota, com 9 jogos/9 vitórias, nos jogos disputados, o Famalicão a fazer o brilharete em ano de estreia e o Sporting a voltar á senda que o caracterizou, quando voltou a ter equipas femininas de futebol feminino.

Quanto aos jogos disputados este Domingo,  o Sporting foi ao Funchal vencer a difícil equipa do Marítimo por 1-2, com golos de Nevena de grande penalidade a fechar o primeiro tempo, na segunda-parte o Marítimo chegou ao empate por Eliana, mas de pronto respondeu o Sporting, por intermédio de Carolina Mendes, que encostou para a baliza, após excelente cruzamento da Abrantina Joana Marchão da esquerda, que foi meio-golo obtido.

Na tapadinha, o Benfica conseguiu o seu triunfo frente ao Futebol Benfica, apenas no segundo tempo, marcando três golos sem resposta, na estreia no banco da nova treinadora, Filipa Patão.

SL Benfica 3-0 CF Benfica | Foto: FPF

Em Amora, a equipa local conseguiu o empate já perto do final frente ao Torreense, terminando o jogo empatado 1-1, e adiou os festejos para a equipa de Torres Vedras, que querem ter um lugar na fase final.

Em jogos de aflitos, o A-dos-Francos  consentiu o empate a uma bola no seu terreno frente ao CA Ouriense e assim fica na última posição desta tabela, com as Ribatejanas a posicionarem-se na antepenúltima posição da tabela. Estas duas equipas vão agora disputar a fase de manutenção.

O jogo entre o Damaiense e o Estoril foi adiado para o dia 13 de Janeiro, com as canarinhas ainda a sonharem com a hipótese de disputar a fase final de apuramento de campeão.

Os resultados completos da 9.ª jornada e última da 1.ª fase foram os seguintes:

Marítimo 1 - 2 Sporting CP
SL Benfica 3 - 0 CF Benfica
Amora 1 - 1 Torreense
 A-dos-Francos 1 - 1 CA Ouriense
Damaiense (13/01/2021) Estoril

A classificação da Série Sul da Liga BPI está assim ordenada.



Estão apuradas para a 2.ª fase apuramento de Campeão: Sporting CP, SL Benfica, CS Marítimo e Torreense ou Estoril.

Vão disputar a 2.ª fase Manutenção e descida: Torreense ou Estoril, Amora FC, SF Damaiense, CA Ouriense, CF Benfica e GD A-dos-Francos.

---

Na série Norte, o Famalicão vence esta série sem qualquer derrota e esta manhã foi ao terreno do Gil Vicente vencer por 1-3
Idêntico resultado obteve o SC Braga, 1-3, na visita ao terreno do Fiães, ficando assim na segunda posição da tabela classificativa.

Gil Vicente 1-3 FC Famalicão | Foto: FC Famalicão


O Clube Albergaria ao vencer em casa por 2-0 a equipa do Cadima obtém a 3.ª vaga de acesso á fase de apuramento de campeão.
Igual caminho segue o Clube Condeixa após o empate a uma bola no seu reduto perante a Ovarense.
O Valadares Gaia ainda teve a esperança de disputar a fase dos campeões após bater o Boavista por expressivos 6-1, mas segue o caminho da fase de manutenção e descida, prevendo-se que conseguirá a manutenção, mercê das últimas exibições da sua equipa.

Os resultados completos da 9.ª jornada na série Norte forma os seguintes:

Albergaria 2 - 0 Cadima
Fiães 1 - 3 SC Braga 
Gil Vicente 1 - 3 Famalicão
Valadares Gaia 6 - 1 Boavista FC
Condeixa 1 - 1 Ovarense

A classificação da Série Norte, está agora assim ordenada:


Seguem para a fase de apuramento de campeão: FC Famalicão, SC Braga, Clube Albergaria e Clube Condeixa.

Seguem para a fase manutenção descida: Valadares Gaia FC, AD Ovarense, Boavista FC, Fiães SC, Gil Vicente FC e UR Cadima.


A 2.ª fase tem as seguintes diretrizes, aguardando-se pelo sorteio para ditar os próximos jogos:






PJCruz ANF-MAF
Fonte: FPF, SCP


Comentários