Seleção Feminina de Portugal vence Escócia (2-0) e vai aos Play-offs de acesso ao Europeu de Inglaterra22

A Seleção A Feminina de Futebol venceu o último jogo de qualificação para o EURO2022 frente à Escócia por 2-0, mas não conseguiu o apuramento direto, devido á diferença de golos com as outras seleções segundas classificadas dos outros grupos. Vai agora ter de disputar um play-off com seleção a designar, para conseguir carimbar o passaporte que as leve à fase final a disputar em Inglaterra.

Escócia 0-2 Portugal 23022021 | Foto: FPF

Portugal venceu a sua congénere da Escócia por 2-0, em jogo realizado no Chipre, devido às restrições pandémicas, na última jornada do Grupo E de qualificação para o Euro-2022.  Os golos das lusas foram marcados um em cada tempo, Ana Capeta na primeira parte fez 1-0 aos 27 minutos de jogo, resultado com que se chegou ao intervalo e já no final da partida, Fátima Pinto fechou a contagem ampliando para 2-0 aos 90+3 minutos, resultado este que não chegou para os 9 golos que a equipa de Portugal tinha de marcar, para se qualificar nos 3 melhores segundos classificados que tinham o apuramento direto para a fase final da prova.

A Abrantina, Joana Marchão foi novamente titular, no lado esquerdo da defesa durante os 94 minutos de jogo, fazendo o seu 12.º jogo pela Seleção A de Portugal, numa exibição bem conseguida, cabendo nesta partida atuar em tarefas mais defensivas, mas sempre que pode tentou ajudar o ataque da armada lusa, que tinha pela frente uma tarefa bem difícil de marcar muitos golos e esperar por um desfecho favorável, no jogo entre Itália e Israel.

Escócia 0-2 Portugal 23022021 | Foto: FPF

Mesmo com esta antevisão, a seleção não teve tarefa fácil para vencer este jogo, devido á pressão inicial das Escocesas que as lusas conseguiram aguentar e empurrar depois as suas adversárias para o seu meio-campo, com a guarda-redes portuguesa, Patrícia Morais a fazer uma boa defesa antes de Portugal conseguir chegar ao 1-0, decorrido o minuto 27, quando Ana Capeta conseguiu cortar para a baliza, um passe da guarda-redes Escocesa, que não ficou bem na fotografia e deixando o resultado favorável às Lusas até ao intervalo.
Na segunda metade, Portugal soube bem gerir a vantagem, que só foi ampliada, já bem perto do final por Fátima Pinto (90+2'), com um remate certeiro no coração da área, num lance de insistência das atacantes portuguesas.

Resta agora esperar pelo mês de Abril, data em que será disputado os play-offs, entre 5 e 13 de Abril, com as seleções adversárias a estarem entre as seleções da Rússia, Ucrânia ou Irlanda do Norte, conhecendo-se no dia 5 de Março, qual calha após o sorteio a ser realizado.

Ficha de Jogo
Qualificação Campeonato da Europa Inglaterra 2022
8.ª Jornada Grupo E
Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca (Chipre)

Árbitra: Sara Persson A.A.: Josefin Aronsson e Jilan Taher.
Quarta árbitra: Pernilla Larsson (Suécia)

Escócia 0 (0)

Jenna Fife, Lia Evans, Rachel Corsie (Cap), Jennifer Beattie, Emma Mitchell, Sam Kerr (Kirsty Hanson, 75'), Lucy Graham, Emsilie, Caroline Weir, Erin Cuthbert e Martha Thomas .

Suplentes não utilizadas:
Lee Alexander, Cunningham, McLauchlan, Rachael Boyle, Zoe Ness, Jane Ross, Lisa Robertson, Sophie Howard, Natalie Ross, Nicola Docherty, Elizabeth Arnot.

Treinador: Stuart Mclaren

Golos: -

Disciplina: CA: Martha Thomas (77')

Portugal 2 (1)

Patrícia Morais, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Joana Marchão, Dolores Silva (Cap), Fátima Pinto, Andreia Norton (Andreia Jacinto, 76'), Vanessa Marques (Tatiana Pinto, 46'), Ana Capeta (Diana Silva, 55') e Jéssica Silva (Telma Encarnação, 90+1').

Suplentes não utilizadas:
Inês Pereira, Rute Costa, Mónica Mendes, Diana Gomes, Catarina Amado, Cláudia Neto e Carolina Mendes.

Treinador: Francisco Neto

Golos: 0-1 Ana Capeta (27') e 0-2 Fátima Pinto (90+2')

Disciplina: CA: Jéssica Silva (50') e Patrícia Morais (88').

Escócia 0-2 Portugal 23022021 | Foto: FPF

Portugal vai tentar alvejar a sua segunda participação numa fase final do Europeu, depois da estreia em 2017. Este apuramento atual esteve quase em cima da mesa, o golo sofrido na Finlândia no último minuto, já para lá dos 90 de jogo, deitou por terra todas as aspirações da armada lusa, que mesmo assim ainda não baixou os braços e terá nos jogos dos play-offs a última oportunidade de conseguir o passaporte para Inglaterra no verão de 2022, e vendo o que já foi feito até aqui, só depende das jogadoras lusas, ganhar a senha para estar presente na fase final.

PJCruz ANF-MAF
Fonte e Foto: FPF

Comentários