Portugal empata em Moscovo (0-0) falhando assim o apuramento para o Euro22 num jogo em que dominou mas não marcou

A Seleção A de Portugal empatou esta tarde (0-0) em Moscovo frente à Rússia no 2.º jogo do play-off de qualificação para o EURO21 e fica assim de fora dos países  que vão disputar a fase final da prova que se disputa no verão de 2022 em Inglaterra. As portuguesas dominaram praticamente todo o jogo mas não conseguiram marcar, valendo o golo que as Russas fizeram no Estádio do Restelo no jogo da 1.ª mão.


Rússia 0-0 Portugal | Foto: fpf

Portugal empatou (0-0), no 2.º jogo do play-off disputado esta tarde em Moscovo frente à congénere da Rússia, e, com este resultado, falha o apuramento para o Campeonato da Europa de 2021, que se vai disputar apenas no verão de 2022 em terras de sua majestade (Inglaterra). O golo sofrido na passada sexta-feira no Estádio do Restelo em Lisboa, ditou a diferença nesta eliminatória, que no conjunto das duas mãos, as lusas dominaram mas não conseguiram marcar frente a uma seleção Russa que está uns lugares acima nos rankings da UEFA e da FIFA. 

Apesar do domínio das portuguesas, a primeira real oportunidade de perigo foi criada pelas russas, quando aos 20' de jogo, a avançada que fez o golo que garantiu a passagem das á fase final do Euro, Nelli Korovkina de cabeça para defesa de Inês Pereira, que esteve sempre segura entre os postes da defensiva lusa.

Aos 32 minutos, Federova, também de cabeça após um cruzamento da direita, assusta a baliza portuguesa, mas o lance saí sem perigo para as mãos de Inês. Portugal apresentou-se de inicio sem uma ponta de lança de raiz, com as bolas a chegarem área da Rússia, mas tanto Jéssica Silva, como Kika Nazareth ou até Tatiana Pinto tiveram bolas que não conseguiram aproveitar em terrenos para os fazedores de golo. chegando assim o resultado nulo ao intervalo.

Foto: FPF

Na segunda metade do jogo, vimos mais do mesmo, com o domínio de bola português mas sem criar perigo grande perigo para a baliza contrária, aos 51' de jogo Joana Marchão faz um excelente cruzamento da esquerda, a bola percorre toda a área russa, mas não aparece ninguém para desviar a bola para a baliza Russa.

E foram as mesmas a ter uma nova grande oportunidade aos 58' do jogo, num excelente remate de fora da área por intermédio da lateral esquerda russa, Adbullina, a que Inês Pereira respondeu com uma grande intervenção, garantindo a presença em jogo da armada lusa.

Aos 59' de jogo, o selecionador português fez 3 substituições de uma assentada, entrando, Andreia Jacinto, Fátima Pinto e Telma Encarnação, mas não foi garantida a presença na área russa que tantos as portuguesas necessitavam, pois a madeirense colocou-se na ala esquerda do ataque de Portugal.

Aos 65' de jogo, a Rússia tem nova oportunidade, com a atacante Nelli a aparecer isolada frente a Inês, fazendo-lhe um chapéu, com a bola a sair enrolada e foi cortada já dentro da pequena área portuguesa, pela lateral esquerda Joana Marchão, que salva mais uma vez a baliza de Portugal, limpando a jogada de ataque da Rússia.

O minuto 69' trouxe-nos um pouco de alento para o final da partida, com um remate de fora da área bem colocado por parte de Dolores Silva, nesta que foi a melhor oportunidade de golo para Portugal em todo o jogo, mas a experiente guarda-redes russa e mais velha em campo, Elvira Todua negou mais uma vez o golo para as lusas, num excelente intervenção, no decorrer dessa jogada a bola ainda sobra para Joana Marchão que tenta o remate de muito longe, mas a bola saí muito por alto da baliza.

Até final Francisco Neto, ainda lançou a atacante Ana Capeta, que conseguia ganhar segunda bolas, mas as mesmas chegavam á área da Rússia sem grande perigo para estas.

Já perto do minuto 90, a avançada Ana Capeta, lesiona-se com alguma gravidade e tem de ser substituída, entrando para o seu lugar Catarina Amado.

Até final as lusas ainda tentaram carregar a bola para cima da área da Rússia, mas os lances já eram feitos sem algum discernimento, quase em desespero e as defesa russas resolveram sempre qualquer situação de perigo junto da sua área.

Pouco depois a juiz francesa da partida dá por terminado o encontro, com as Russas a fazerem a festa e as lusas em tristeza, porque não conseguiram desta vez, repetir o feito alcançado em 2017, quando conseguiram pela primeira vez na história do futebol feminino nacional, o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa, realizado na Holanda.

Novas oportunidades estão para vir, e no leque de novas jogadoras, existe muita irreverência, que podemos ver, em Kika Nazareth, Andreia Jacinto, Joana Marchão, Ana Capeta, entre outras, que ainda vão dar muitas alegrias ao futebol feminino português.

Ficha de Jogo
Play-off de Acesso ao Campeonato da Europa Inglaterra 2022
Terça-feira, 13 de Abril de 2021 15:00 Horas (Hora Portuguesa)
Sapsan Arena, Moscovo (Rússia)

Com algumas centenas de adeptos, já permitidos em jogos oficiais na Rússia.

Árbitra: Stéphanie Frappart A.A. Manuela Nicolosi e Elodie Coppola
Quarta árbitra: Mauka Vanderstichel (França)

Rússia: 0 (0)

Elvira Todua, Kristina Mashkova, Anna Belmomyttseva, Anna Kozhnikova, Alsu Abdullina, Elina Samoylova, Viktoriya Kozlova, Nadezhda Smirnova, Margarita Chernomyrdina (Yana Sheina, 46'), Olesya Kurochkina, 85'), Marina Fedorova e Nelli Korovkina.

Suplentes não utilizadas: Tatiana Shcherbak, Yulia Grichenko, Alina Myagkova, Veronika Kuropatkina, Petrova, Yana Sheina, Maria Galay, Olesya Kurochkina, Ekaterina Pantyukhina, Nadezhda Ilyinykh, Tatyana Morina e Lina Yakupova.

Treinador: Yuri Krasnozhan.

Golos: -
Disciplina: A: Alsu Abdullina (67)

Portugal: 0 (0)

Inês Pereira, Ana Borges, Carole Costa, Sílvia Rebelo (Ana Capeta, 77', Catarina Amado, 89'), Joana Marchão, Dolores Silva, Tatiana Pinto (Fátima Pinto, 57'), Andreia Norton (Andreia Jacinto, 57'), Cláudia Neto (Cap.), Jéssica Silva e Kika Nazareth (Telma Encarnação, 57').

Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Alícia Correia, Andreia Faria, Ana Dias, Rute Costa, Diana Gomes e Carolina Mendes.

Treinador: Francisco Neto

Golos: -
Disciplina: A: Andreia Norton (59') e Patrícia Morais (90+3').

PJCruz ANF-MAF

Comentários