Abrantina Joana Marchão de novo entre as convocadas da Seleção Nacional de Futebol Feminino que disputa a fase de acesso ao Mundial

A atleta, Joana Marchão, jogadora profissional de futebol, natural de Abrantes, está novamente entre as convocadas para a seleção nacional portuguesa, que vão iniciar a fase de apuramento para o Mundial23, com dois jogos frente á Turquia, esta quinta-feira 16/09 (17:00H) e frente a Israel, no próximo domingo 19/09 (17:00H), jogos transmitidos em direto pelo Canal 11.


Joana Marchão - Portugal | Foto: FPF

Joana Marchão, 24 anos de idade e natural de Abrantes, está novamente entre as selecionadas por Francisco Neto, para disputar os primeiros dois jogos da fase de apuramento para o Mundial de 2023, inseridas no Grupo H, o primeiro esta quinta-feira, pelas 17:00 Horas, diante da Turquia, e o segundo frente à seleção de Israel, domingo, às 19:00 horas locais (17:00 horas em Portugal continental), com estes a serem transmitidos em direto no Canal 11 da televisão por cabo.

Joana já cumpriu 16 internacionalizações pela Seleção A de Portugal, e está inserida no seguinte lote de 23 jogadoras convocadas que são as seguintes:

Telma Encarnação - CS Marítimo;
Rute Costa - FC Famalicão;
Suzane Pires - Ferroviária;
Tatiana Pinto - Levante UD;
Ana Rute, Andreia Norton, Carolina Mendes, Diana Gomes, Dolores Silva e Patricia Morais - SC Braga;
Inês Pereira - Servette FC;
Andreia Faria, Carole Costa, Catarina Amaro, Francisca Nazareth e Silvia Rebelo  - SL Benfica;
Alicia Correia, Ana Borges, Andreia Jacinto, Diana Silva, Fátima Pinto e Joana Marchão - Sporting CP;
Jéssica Silva - Sporting Kansas City.

Este será o terceiro confronto de Portugal frente à Turquia, e o primeiro de qualificação para o próximo Mundial que se disputa de 10 julho a 20 de agosto de 2023, numa parceria da Austrália com a Nova Zelândia. Nos dois embates anteriores, as portuguesas somaram duas vitórias por 2-0 e 2-1.

Foto: FPF


Desde 1999, que a seleção portuguesa, disputa as fases de qualificação para os mundiais, mas não conseguindo até ao momento o apuramento, melhorando sempre sucessivamente e na última qualificação para o Mundial França2019, ficamos na terceira posição do grupo, atrás de Itália e Bélgica.

 Desta feita as vagas para países da UEFA aumentaram de nove para 11. Sendo que apuram-se diretamente, as nove primeiras classificadas de outros tantos grupos e as nove seleções, segundas classificadas de cada grupo vão disputar um play-off em outubro de 2022 para se encontrarem as restantes duas equipas que seguem para a fase final do Mundial de 2023.

Foto: FPF

O Play-off será disputados em jogos de apenas uma mão, com os três vencedores da ronda 1 mais os três apurados diretamente para a ronda 2 irão depois competir num "play-off" a uma só mão, cujos duelos serão determinados por sorteio.

Os dois vencedores do "play-off" com o melhor "ranking" (baseado nos resultados da fase de grupos da qualificação e na ronda 2 do "play-off") apuram-se para a fase final. O outro vencedor do "play-off" irá competir num "play-off" entre confederações.

PJCruz - ANF/MAF/FFA abrantesnafrenteblog@gmail.com
Fonte: FPF

Comentários