Seleção A Feminina de Portugal vence os dois jogos de preparação frente ao Haiti (5-0) e Costa Rica (1-0)

A Seleção A Feminina de Portugal venceu os dois jogos de preparação para o 'play-off' intercontinental de acesso ao Mundial de 2023, terminando da melhor forma os ensaios, com vista ao jogo que tem pela frente em fevereiro de 2023, esperando pelo vencedor do encontro entre a Tailândia e Camarões. São já 6 as vitórias consecutivas das jogadoras lusas.

Portugal 1-0 Costa Rica | Foto: FPF

O objetivo da seleção A feminina de Portugal foi atingido, após as duas vitórias alcançadas frente ao Haiti por 5-0, e à Costa Rica por 1-0. Estes jogos visavam preparar a etapa que Portugal tem pela frente em fevereiro de 2023, o play-off de acesso ao Mundial de 2023, frente ao vencedor do jogo entre a Tailândia e os Camarões, um jogo que vai disputar a 22 de fevereiro, em Hamilton, Nova Zelândia.

Frente ao Haiti em jogo disputado no Estádio Municipal José Martins Vieira, em Cova da Piedade, no passado dia 11 de novembro, as Lusas já venciam ao intervalo com 2 golos de Vanessa Marques aos 33' e 41'. na segunda metade a vantagem foi ampliada por Silvia Rebelo aos 66', Tatiana Pinto aos 79' e a contagem final de 5-0 foi fechada por Kika Nazareth aos 84'.

Portugal 5-0 Haiti | Foto: FPF

A seleção de Portugal, treinada por Francisco Neto, atuou da seguinte forma:

Rute Costa, Ana Borges, Diana Gomes, Carole (Sílvia Rebelo, 65'), Alicia Correia (Lúcia Alves, 76'), Dolores Silva (Cap.), Andreia Jacinto (Tatiana Pinto, 76'), Vanessa Marques (Kika Nazareth, 65'), Carolina Mendes (Kelsey Araújo, 65'), Jéssica Silva e Diana Silva (Andreia Faria, 13').

Foram suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Patrícia Morais, Bruna Costa, Ana Rute, Ágata Pimenta, Suzane Pires e disciplinarmente apenas Dolores Silva aos 29' foi admoestado com um cartão amarelo.

Distinção Diana Gomes | Foto: FPF

Antes do inicio da partida a jogadora Diana Gomes foi distinguida pela FPF por ter cumprido 25 internacionalizações com a camisola de Portugal.

Já na passada terça-feira, 15 de novembro, em jogo disputado no Complexo Desportivo de Alverca, foi mais nivelado frente à congénere da Costa Rica, seleção já apurada para o Mundial, com as lusas a não se fazerem rogadas e tomarem conta do jogo, com a bem organizada equipa costa-riquenha a jogar no contra ataque e a pregarem alguns sustos à armada lusa. A Portuguesas bem tentavam criar perigo às suas adversárias mas a lição da formação da América Central vinha bem estudada. Mas a persistência de Portugal acabou por dar frutos e já perto do final, ao minuto 82', a avançada, Jéssica Silva, conseguiu enganar a defesa contrária e fazer o golo solitário da partida. Portugal leva assim 6 jogos consecutivos sem saber o sabor da derrota.

Este jogo marcou também a estreia como titular da central do Sporting, Bruna Lourenço e ainda de Ágata Pimenta que está no Servette equipa do Futebol Suíço. A mesma já tinha entrado em jogo por 2 vezes anteriormente, mas apenas com suplente utilizada, agora a estreia a titular.

Frente à Costa Rica, Portugal jogou da seguinte forma:

Rute Costa, Lúcia Alves, Sílvia Rebelo (Carole Costa, 58'), Diana Gomes (Ana Rute, 87'), Ágata Pimenta, Dolores Silva (Cap.)), Tatiana Pinto, Suzane Pires (Andreia Jacinto, 58' (Bruna Lourenço, 87')), Kika Nazareth (Carolina Mendes, 73'), Ana Borges e Jéssica Silva.

Foram suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Patrícia Morais, Alicia Correia, Bruna Lourenço, Andreia Jacinto, Ana Rute, Carole Costa, Carolina Mendes e Kelsey Araújo.

A seleção treinada por Francisco Neto, apenas foi admoestada neste jogo com 1 amarelo aos 24' mostrado a Ana Borges.

Distinção Carole Costa | Foto: FPF

Antes do inicio do jogo, a atleta, Carole Costa foi homenageada pelos seus 150 jogos oficiais com as quinas ao peito.

Distinção Patrícia Morais | Foto: FPF

Também a Guarda Redes, Patrícia Costa foi distinguida pela sua 75.ª internacionalização a defender as redes de Portugal.

Após estes dois jogos, todas as atletas regressam aos seus clubes, onde vão disputar os jogos dos respetivos campeonatos nos seus clubes, voltando a encontrarem-se em fevereiro, para disputar o 'play-off' intercontinental que dará acesso ao Campeonato do Mundo, já na Nova Zelândia, defrontado a seleção local a 17 de fevereiro, esperando depois pelo seleção vencedora da meia final do 'play-off' entre Tailândia e Camarões, jogo a disputar a 22 de fevereiro de 2023.


Fonte: fpf.pt
PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com;

Comentários