Portugal qualifica-se para o Mundial pela primeira vez após vencer os Camarões por 2-1

A seleção feminina de futebol de Portugal qualificou-se pela primeira vez para uma fase final de um Mundial, após vencer esta manhã a congénere dos Camarões por 2-1, com o golo do triunfo a ser obtido já em tempo de compensação, após a conversão de uma grande penalidade por intermédio de Carole Costa.

Foto: fifa.com

A Seleção A feminina de Portugal venceu os Camarões nesta manhã de quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2023 por 2-1 e conseguiu a proeza de se qualificar pela primeira vez para um Mundial de Futebol, após já ter disputado as duas ultimas edições do campeonato da Europa dos Países Baixos em 2017 e em Inglaterra em 2022, em ambas ficou pela fases de grupos.

O jogo do play-off intercontinental foi disputado em Hamilton na Nova Zelândia pelas 06:30'', hora de Portugal, frente à seleção Camaronesa que na eliminatória anterior tinha vencido a Tailândia por 2-0.

As Lusas marcaram primeiro aos 22', após um livre direto marcado por Kika Nazareth, do lado esquerdo do ataque de Portugal, a bola acerta em cheio no poste direito, sobrando para o coração da grande área onde aparece Diana Gomes a desviar para a baliza, fazendo 1-0 e com este resultado chegou o intervalo.
Na segunda metade foi preciso esperar pelos instantes finais do jogo para se assistir a mais frisson, com Camarões a chegar a 1-1 por intermédio de Ajara Nchout Njoya. que á entrada da área lusa, disparou a bola colocada ao angulo inferior esquerdo da baliza defendida por Patrícia Morais que nada pode fazer.
Portugal alcançou a glória já em tempo de descontos, ao minuto 94' por intermédio de Carole Costa após conversão de um castigo máximo com recurso ao VAR, Andreia Norton aparece na área a rematar para a baliza dos Camarões, e a bola pelo caminho é interceptada pelo braço de uma defesa adversária, quando esta se dirigia para a baliza. Foi assim feito resultado final em 2-1.
Com este resultado foi garantida a qualificação para a fase final do Mundial que disputa na Austrália e na Nova Zelândia entre os dias 20 d Julho e com a final marcada para o dia 20 de Agosto de 2023.

Estas foram as jogadoras que defrontaram a equipa dos Camarões:

Patrícia Morais; Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes e Catarina Amado (Joana Marchão 60 m); Dolores Silva(C) Ana Capeta (90+5m), Andreia Norton (Fátima Pinto, 70m), Francisca Nazareth (Andreia Jacinto, 70m) e Tatiana Pinto; Jéssica Silva e Diana Silva.

Carregue no link para ver o vídeo resumo do jogo que qualificou Portugal pela primeira para uma fase final de um Mundial de Futebol Feminino.


Esta será a estreia de Portugal em fase finais do Campeonato do Mundo, que fica inserido no Grupo E, jogará com os Países Baixos (23 de julho), medalhas de prata no último Campeonato do Mundo, Vietname (27 de julho) e às campeãs em título Estados Unidos (1 de agosto).


PJCruz - ANF/MAF/FFA;
abrantesnafrenteblog@gmail.com;
WhatsApp
-- 
--

Comentários